A imagem mostra as saladas produzidas pelos alunos de Gastronomia do Grupo UniEduK durante aulas práticas do curso.

Alunos do curso de Gastronomia aprendem sobre preparo de saladas

Estudantes do curso de Gastronomia aprenderam sobre os conceitos, técnicas e  montagem de diferentes tipos de salada, na disciplina “Bases de Cozinha Fria” 

Durante o semestre, os alunos do curso de Gastronomia do Grupo UniEduK realizaram uma série de atividades práticas sobre a preparação de saladas. Em aulas ministradas pelo gestor acadêmico, Sérgio Rischiotto,  e  o professor Tibério Gil, na disciplina “Bases de Cozinha Fria”, os estudantes puderam entender a diferença entre diversas versões do prato.

Em uma primeira oportunidade, o docente Sérgio Rischiotto abordou os conceitos e preparações relacionadas às saladas simples e compostas. De acordo com o professor, foram apresentados pratos clássicos como a salada Caesar, servida com o molho característico, e saladas contemporâneas, com técnicas de emulsificação e misturas bases. Os alunos, ainda, aprenderam a preparar um poke, um dos principais pratos da cozinha havaiana.

Na aula seguinte, o professor Tibério Gil ensinou sobre a história das saladas clássicas e como eram preparadas. Os futuros gastrônomos reproduziram o Carpaccio ao Vinagrete de Mariscos, prato feito a partir de carne ou de peixe cru, cortado em fatias finas, também, com o desafio de criarem versões vegetarianas do prato tradicional.

Ao final da aula, os alunos puderam comparar todas as preparações produzidas e debateram sobre a fusão do clássico e do contemporâneo no vasto universo da Cozinha Fria”, completa o professor Sérgio Rischiotto.

Para finalizar o semestre de aulas temáticas sobre saladas na disciplina “Bases de Cozinha Fria”, os alunos realizaram uma prova prática. Colocando seus conhecimentos e habilidades em teste, os estudantes tiveram que reproduzir duas saladas e duas tipologias de molhos baseados no trabalho de grandes chefs de garde manger (é o profissional responsável pela preparação dos pratos servidos frios ou em temperatura ambiente).

Além disso, também foram desafiados a desenvolver receitas exclusivas baseadas em obras populares da Gastronomia, com o objetivo de mostrar as competências adquiridas durante as aulas.

Dessa forma, nossos estudantes têm a oportunidade de partir para o mercado de trabalho com grande conhecimento, além das técnicas de preparo já treinadas!

 

METODOLOGIA DE ENSINO

Todas as instituições de ensino que compõem o Grupo UniEduK priorizam as aulas práticas desde o primeiro dia de aula em todos os cursos a fim de preparar o aluno para sua futura atuação profissional. Para isso, desenvolve, nas unidades de Jaguariúna (UniFAJ), de Indaiatuba (UniMAX) e Holambra (FAAGROH), mais de 1.700 aulas práticas por mês.

Confira notícias do curso de Gastronomia do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo