A imagem mostra momentos da Campanha de Doação de Sangue do Grupo UniEduK

Até 220 pessoas serão beneficiadas pela Campanha de Doação de Sangue do Grupo UniEduK

Campanha de Doação de Sangue do Grupo UniEduK aconteceu na UniFAJ e arrecadou 55 bolsas de sangue, cada uma podendo auxiliar de três a quatro pessoas

Alunos dos cursos de MedicinaMedicina VeterináriaFisioterapiaEnfermagem e Engenharia de Produção do Grupo UniEduK organizaram a Campanha de Doação de Sangue “Quem doa sangue salva vidas”. A ação aconteceu no campus II da UniFAJ, em Jaguariúna-SP, e arrecadou 55 bolsas de sangue. Cada bolsa de sangue supre as necessidades de três a quatro pacientes. Sendo assim, a ação do Grupo UniEduK conseguiu melhorar o atendimento de até 220 pessoas.

De acordo com a professora Celene Aparecida Ferrari Audi, que apoia o evento multidisciplinar, este projeto social contribui com a transformação para o melhor da sociedade, das instituições e, principalmente, das pessoas. Além disso, possui como objetivo conscientizar estudantes e colaboradores da UniFAJ sobre a importância da doação de sangue e contribuir para aumentar o estoque do Hemocentro da Unicamp.

Sabemos que 1,9% da população brasileira é doadora de sangue e conhecemos também as dificuldades dos bancos de sangue para manterem seus estoques”, complementa a professora Celene.

No dia do evento do Grupo UniEduK, estavam cadastrados 97 candidatos à doação. Desses, 71 eram doadores de primeira vez, evidenciando o sucesso da campanha na captação de novas pessoas para doação. Da mesma forma, a parcela de doadores frequentes também fez a diferença na ação. Houve ainda 48 cadastros de doadores de medula óssea, considerado expressivo pelos organizadores da campanha.

Já sou doador frequente. O período de intervalo entre as doações recomendado para os homens é de três em três meses, então, por coincidência, já estava no momento de eu vir doar. Sei da importância e que uma bolsa de sangue pode beneficiar, no mínimo, três pessoas que precisam. Está sendo muito legal esta ação, um prazer! Parabéns a todos os envolvidos!”, declara o orientador pedagógico do curso de Direito do Grupo UniEduK, Albano de Freitas Dias Junior.

Além de todo o benefício ao Hemocentro da Unicamp e aos pacientes supridos por ele, os alunos que auxiliaram nos trabalhos durante a ação relatam que a experiência foi de suma importância na formação.

Hoje estou aprendendo a importância da empatia. Atender e direcionar as pessoas é muito importante, porque muitas nunca tiveram a opção ou souberam como doar o sangue. Então, hoje está sendo um dia muito importante de conscientização também”, contou a aluna Júlia Novais, do primeiro semestre do curso de Fisioterapia, durante a realização do evento.

Ainda, o aluno de Medicina da UniFAJ Vitor Caetano destaca que a participação em cada etapa da campanha é importante. “Essa ação representa uma oportunidade de ampliar meus conhecimentos a respeito de como funciona, tanto a gestão da doação de sangue até mesmo o processo de retirada do sangue. Nesse sentido, aprender um pouco mais sobre a assistência e gestão faz toda a diferença no meu aprendizado”, finaliza.

 

Confira notícias dos cursos de saúde do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo