A imagem mostra os equipamentos do laboratório de inóculo no campus da FAAGROH, em Holambra.

Campus da FAAGROH ganha laboratório de inóculo para produção de microalgas

Instalação do novo laboratório de inóculo na FAAGROH, em Holambra, tem como objetivo cultivar e produzir microalgas para melhor rendimento

O campus da FAAGROH ganhou um laboratório de inóculo para produção e estudo de microalgas. O novo ambiente tem como objetivo cultivar as algas para utilização como fonte de nutrição para outras plantas e, posteriormente, para o desenvolvimento de energia renovável.

O laboratório ocupa uma área de aproximadamente 540 metros quadrados, onde está disposta infraestrutura com um sistema de fotobioreatores híbridos e demais equipamentos necessários à produção de microalgas para o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas relacionadas ao cultivo.

Estudos desenvolvem a otimização de processos de cultivo e pós-cultivo envolvidos na produção de biomassa microalgal, muito útil para confecção de bioprodutos. Além da produção de biomassa, a sala de cultivo também serve para a realização de experimentos que avaliam diferentes espécies e composições de meio de cultivo.

Segundo o engenheiro agrônomo Luiz, da MicroAlgae Biotecnologias Ltda., responsável pela implantação, o laboratório é uma parte do sistema de produção, onde se faz o cultivo do inóculo para, posteriormente, seguir para produção propriamente. Não existem ainda, no Brasil, empresas que produzem comercialmente microalgas”, explica o gestor acadêmico do curso de Engenharia Agronômica do Grupo UniEduK, Ronan Pereira Machado,

A implantação do laboratório foi um investimento importante para o campus da FAAGROH pelo crescente interesse no estudo das microalgas. De acordo com o professor Ronan, conviver nesse ambiente coloca nossos alunos em patamar diferenciado no mercado do agronegócio, quando comparado com os das outras instituições, sendo as microalgas mais uma área para atuação.

Para a instituição, as inovações biotecnológicas são fundamentais, não somente para áreas da Engenharia Agronômica, como demais áreas correlacionadas.

 

Confira notícias do curso de Engenharia Agronômica do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo