A imagem mostra os alunos da área de saúde durante as ações de conscientização sobre o câncer de mama e colo de útero.

Comunidade é conscientizada sobre Câncer de Mama e Colo do Útero por alunos do Grupo UniEduK

Durante todo o mês de outubro, estudantes dos cursos da Saúde promoveram a conscientização sobre o Câncer de Mama e Colo do Útero na Interclínicas da UniFAJ e nas UBS Roseira de Baixo, Tanquinho e Florianópolis

Em ação conjunta, estudantes dos cursos de Saúde do Grupo UniEduK conscientizaram sobre Câncer de Mama e Colo do Útero a comunidade atendida na Interclínicas da UniFAJ e nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) Roseira de Baixo, Tanquinho e Florianópolis, a fim de promover a campanha “Outubro Rosa”, o que perdurou todo o mês. 

Dessa forma, as ações multidisciplinares contaram com alunos de Medicina, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Farmácia e Enfermagem, além disso, foram planejadas e executadas com as equipes das UBS, professores, facilitadores e preceptores. Tanto as UBS atendidas quanto os demais envolvidos fazem parte da Integração Ensino e Serviço entre o Grupo UniEduK e Secretaria Municipal de Saúde de Jaguariúna. 

De acordo com a gestora da Interclínicas, Maria Lucia S. Penna Chaves, as ações foram além da promoção da saúde e prevenção da doença como incentivo à coleta de Papanicolau, solicitação de mamografia, orientação e conscientização sobre o autoexame das mamas. “As ações têm abordagens apoiadas em pilares que, comprovadamente, contribuem na prevenção do câncer, tais como hábito alimentar saudável, atividade física, importância da qualidade do sono e alívio de estresse”, explica. 

Assim sendo, as atividades foram desenvolvidas em forma de oficinas, palestras e atendimento individual conforme a necessidade identificada com a finalidade de informar e esclarecer às mulheres sobre Câncer de Mama e Colo do Útero. 

“Quando colocamos em prática ações dessa magnitude, desenvolvemos em nossos estudantes competências socioemocionais como olhar humanizado, trabalho em equipe, respeito ao saber do outro e seu papel enquanto futuro profissional da saúde e, acima de tudo, melhoramos a formação de ‘pessoas’”, conclui a gestora da Interclínicas. 

 

Confira notícias do curso de Saúde do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo