Agende uma visita!

Cozinha Raiz Caipira é apresentada por alunos de Gastronomia do Grupo UniEduK

A aula prática de Cozinha Raiz Caipira trouxe uma das grandes tendências atuais para que os futuros chefs desenvolvessem pratos clássicos rurais

Alunos do quarto semestre do curso de Gastronomia do Grupo UniEduK (UniMAX, UniFAJ e FAAGROH) participaram de uma Atividade Prática Supervisionada (APS) sobre Cozinha Raiz Caipira, da disciplina de Cozinha Contemporânea, orientada pelo professor Sérgio Rischiotto. As aulas aconteceram na UniFAJ, onde 17 alunos participaram e também na UniMAX, que contou com 30 estudantes, no Laboratório de Alimentos – Cozinha.

Com o objetivo de aguçar  a criatividade dos alunos, fazendo com que discutam, criem e apliquem técnicas inerentes à Cozinha Contemporânea, compreendam sensações e percepções sensoriais por meio de combinações dos alimentos e temperos, a aula prática ainda capacita o aluno a conhecer e se aprofundar sobre a Gastronomia Afetiva, assim como nos conceitos históricos da Gastronomia Caipira.

Outros pontos importantes também foram trabalhados como a parceria, no exercício em equipe, o respeito à individualidade e o escape da zona de conforto; o conhecer e a troca de experiências quanto às tradições, à cultura e os costumes pertinentes à gastronomia familiar. Além disso, a APS possibilitou conduzir ao entendimento da relação entre o ato de se alimentar com a história, insumos e hábitos dos colegas e reconhecer, identificar o desenvolvimento da alimentação frente às questões de afeto, carinho e prazer.

Os alunos formaram grupos e tiveram que escolher e preparar dois pratos clássicos da cozinha caipira rural e, desta forma, acabaram criando um único restaurante (fictício), sem repetição de menu. Eles tiveram também de desenvolver um nome e um logo para o estabelecimento,  além de apresentar com cada prato escolhido, uma breve história e justificativa da identidade, que teve de ser impressa e disponibilizada aos convidados, levando em conta as considerações ao público. Tudo como em um restaurante real e ainda com decoração temática.

A aula foi dinâmica e muito produtiva. Os alunos compreenderam muito bem os conceitos ligados à Cozinha Caipira e criaram pratos e harmonizações fantásticas, de dar água na boca. Os resultados alcançados foram positivos, os alunos entenderam os conceitos relacionados a essa tendência e ainda tiveram lembranças afetivas com os pratos produzidos”, explica o professor Sérgio.

Cintia Abelenda de Sena Marques, aluna do quarto semestre de Gastronomia da UniMAX participou da Atividade Prática Supervisionada e fala sobre sua experiência. “A união do conhecimento teórico com a prática faz diferença em qualquer uma das áreas profissionais, porém, na Gastronomia, isso é fundamental para vivenciar temperos, insumos, combinações e perceber contrastes, construir o sabor nos preparos. No caso da Cozinha ‘Raiz’, ainda temos a combinação afetiva que traz significado aos detalhes, à composição do prato. Um simples arroz doce elaborado a partir da receita da mãe, avó ou tia tem aquele ‘toque’ especial que faz toda a diferença. É nessa cozinha que podemos buscar inspirações, afinal o próprio nome já diz ‘raiz’, abre uma porta generosa para comida com emoção e muito, muito sabor”, finaliza a estudante.

 

Confira notícias sobre o curso de Gastronomia do Grupo UniEduK

Skip to content