Crescimento bacteriano é tema de aula prática do curso de Engenharia Agronômica
Alunos testaram e analisaram condições para o crescimento bacteriano em diferentes situações
Os alunos do quinto semestre do curso de Engenharia Agronômica do Grupo UniEduK aprenderam mais sobre o crescimento bacteriano em aula prática. Durante a atividade, os estudantes realizaram a amostragem e a preparação de amostras bacterianas, dos tipos Salmonella spp e Escherichia colli’.
Segundo informações da docente responsável pela iniciativa, professora Maria Fernanda Furquim-Bonetto, as amostras foram submetidas a diferentes condições de temperatura e, após algum tempo, foi possível analisar quais temperaturas eram favoráveis ou não à proliferação do microrganismo. Por fim, os estudantes determinaram quais são as temperaturas ideais para o crescimento das duas bactérias.
De acordo com o gestor do curso de Engenharia Agronômica, professor Ronan Pereira Machado, a atividade é de grande valia aos estudantes e para a evolução da sociedade. “O conhecimento dos requerimentos específicos dos microrganismos nos permite favorecer ou controlar a população microbiológica quando necessário”, finaliza o docente.
METODOLOGIA DE ENSINO
Todas as instituições de ensino que compõem o Grupo UniEduK priorizam as aulas práticas desde o primeiro dia de aula em todos os cursos a fim de preparar o aluno para sua futura atuação profissional. Para isso, desenvolve, nas unidades de Jaguariúna (UniFAJ), de Indaiatuba (UniMAX) e Holambra (FAAGROH), mais de 1.700 aulas práticas por mês.