A imagem mostra os alunos durante a aula de princípios assépticos.

Curso de Enfermagem utiliza metodologia inédita para ensino de princípios assépticos

Docentes de Enfermagem promoveram discussão sobre os princípios assépticos, aplicando a metodologia Phillips 66

 

A fim de proporcionar conhecimentos acerca de princípios assépticos e sua importância no controle e prevenção de infecção em serviços de saúde, o curso de Enfermagem do Grupo UniEduK propôs uma aula com base na metodologia Phillips 66. O exercício consistiu na discussão sobre a assepsia médica e cirúrgica, com indução à interação entre os alunos.

 

O método Phillip 66 compreende a formação de grupos rotativos de estudantes, que mudam a cada seis minutos. Ao fim, todos os participantes devem ter passado por todos os grupos, trazendo as informações adquiridas aos seus grupos iniciais. O docente responsável pode acrescentar e finalizar o debate.

 

Esse método de aprendizado promove intensa construção de conhecimento pela aprendizagem colaborativa e interativa.  De acordo com o orientador pedagógico do curso de Enfermagem, professor Alexandro Marcos Menegócio, a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem favorecem sempre o protagonismo do aluno em seu aprender. Dessa forma, além de interação coletiva, o futuro enfermeiro desenvolve também a habilidade de ensinar e compartilhar com os demais. 

 

“A temática da aula é de extrema importância aos alunos que serão enfermeiros e irão lidar diretamente com essas situações nos diversos contextos de sua atuação profissional, seja no ambiente hospitalar ou em outros serviços de saúde”, completa o docente sobre a importância da assepsia na Enfermagem. 

 

Os estudantes devem fazer algo mais do que simplesmente ouvir para ter uma aprendizagem efetiva. Esse tipo de aula é gratificante para os alunos e para o docente!”, conclui a gestora acadêmica do curso, professora Elaine Valias.

 

METODOLOGIA DE ENSINO

Todas as instituições de ensino que compõem o Grupo UniEduK priorizam as aulas práticas desde o primeiro dia de aula em todos os cursos a fim de preparar o aluno para sua futura atuação profissional. Para isso, desenvolve, nas unidades de Jaguariúna (UniFAJ), de Indaiatuba (UniMAX) e Holambra (FAAGROH), mais de 1.700 aulas práticas por mês.

 

Confira notícias do curso de Enfermagem do Grupo UniEduK

 

Gestora acadêmica do curso de Enfermagem do Grupo UniEduK integra Conselho Municipal do Idoso de Jaguariúna

Colação de grau de Enfermagem recebe visita do coordenador do Ingressa Coren-SP

Curso de Enfermagem trabalha em Liga de Urgência e Emergência na UniMAX

Pular para o conteúdo