Imagem mostra alunos de Gastronomia do Grupo UniEduK durante aula prática sobre doenças transmitidas por alimentos.

“Doenças transmitidas por alimentos” é tema de aula prática do curso de Gastronomia do Grupo UniEduK

Alunos do segundo semestre do curso de Gastronomia do Grupo UniEduK aprenderam na prática sobre diversas doenças transmitidas por alimentos

Os alunos do segundo semestre do curso de Gastronomia do Grupo UniEduK participaram de uma aula prática, na disciplina de Responsabilidade Sanitária. Na oportunidade, o professor Felipe Santos ensinou os estudantes sobre doenças transmitidas por alimentos (DTAs).

As doenças de transmissão alimentar são aquelas causadas pela ingestão de alimentos contaminados. De acordo com o gestor acadêmico do curso de Gastronomia do Grupo UniEduK, professor Sérgio Rischiotto, existem mais de 250 tipos de DTAs no mundo, que podem ser causadas por bactérias e suas toxinas, vírus, parasitas intestinais oportunistas ou substâncias químicas.

Ainda, segundo o professor Sérgio, o intuito desta prática foi apresentar aos alunos quais são as principais doenças causadas pela má manipulação dos alimentos.

Em outra oportunidade, o professor Felipe Santos abordou normas da legislação da Anvisa. Os alunos conheceram a RDC 331 e a Instrução Normativa 60, que tratam da legislação da Anvisa em relação aos produtos alimentícios comercializados ao público.

Junto ao professor, os estudantes analisaram as brechas que essas regulamentações dão para alguns produtos, adquirindo conhecimento sobre como agir e prevenir potenciais problemas. Além disso, foi possível entender mais sobre a regularização de negócios próprios e ambientes de trabalho nos critérios da Anvisa.

Ainda sobre a disciplina de “Responsabilidade Sanitária”, os alunos assistiram à uma palestra da nutricionista Solange Nazaro, responsável pela empresa “Normalize”, que falou sobre  as experiências em restaurantes, lanchonetes e cozinhas no geral e como é feita a consultoria para os profissionais de gastronomia.

Este tema é muito relevante aos futuros chefs. Quando não há um bom seguimento do manual de boas práticas, o risco de contato com doenças graves aumenta consideravelmente. Agora bem informados, os alunos do curso de Gastronomia do Grupo UniEduK se preparam para aperfeiçoar cada vez mais a forma de manusear os alimentos, evitando qualquer risco à saúde, deles mesmos e do consumidor.

 

METODOLOGIA DE ENSINO

Todas as instituições de ensino que compõem o Grupo UniEduK priorizam as aulas práticas desde o primeiro dia de aula em todos os cursos a fim de preparar o aluno para sua futura atuação profissional. Para isso, desenvolve nas unidades de Jaguariúna (UniFAJ), de Indaiatuba (UniMAX) e Holambra (FAAGROH) mais de 1.700 aulas práticas por mês.

 

Confira notícias do curso de Gastronomia do Grupo UniEduK:
Pular para o conteúdo