
Alunos aprenderam a realizar o teste de Imunodifusão Dupla em Gel de Ágar (IDGA), para detecção de anticorpos relacionados à Anemia Infecciosa Equina
Os alunos do curso de Medicina Veterinária do Grupo UniEduK participaram de aula prática sobre como realizar e interpretar o teste de Imunodifusão Dupla em Gel de Ágar (IDGA). Esse teste é realizado pelos médicos-veterinários com o objetivo de identificar a Anemia Infecciosa Equina.
Realizando o procedimento de alta especificidade, os alunos puderam aprender todos os processos do teste e da detecção de anticorpos do tipo IgG, relacionados à doença. A Anemia Infecciosa Equina é uma condição que não apresenta cura e é transmissível aos outros animais da espécie.
De acordo com a professora responsável pela atividade, Maria Fernanda Vianna Marvulo, as aulas práticas são essenciais para mostrar a aplicação do referencial teórico. Além disso, a docente ressaltou que por meio dessas aulas o estudante desenvolve habilidades para que possa atuar com maior segurança e competência. A professora Alessandra Vido também participa das aulas práticas da disciplina Doenças Infectocontagiosas contribuindo para a formação mais ampla dos estudantes.
“Temos muita satisfação em poder realizar aulas práticas, pois percebemos que os estudantes têm a oportunidade de experimentar e vivenciar a atuação real da medicina veterinária, sempre pensando na promoção e prevenção de saúde, sendo saúde animal, saúde humana e saúde do ambiente, formando a Saúde Única”, finaliza a professora Maria Fernanda.