A imagem mostra os alunos e profissionais que participaram da Roda de Conversas sobre Envelhecimento e Atividade Física.

Em mesa redonda, Grupo UniEduK debate sobre Envelhecimento e Atividade Física

O tema Envelhecimento e Atividade Física foi discutido por alunos do curso de Educação Física sob orientação da professora Ana Brolo

Estudantes do curso de Educação Física do Grupo UniEduK (UniMAX) realizaram uma mesa-redonda com o tema “Envelhecimento e Atividade Física”. A atividade aconteceu dentro da disciplina de Educação Física e Envelhecimento orientada pela professora Ana Brolo e contou com a  participação de cerca de 100 pessoas. 

Os temas abordados foram conceitos sobre envelhecimento; Estatuto do Idoso; avaliação motora para idosos; esportes adaptados para idosos; o lazer e o idoso; e autonomia para idosos.

De acordo com a docente responsável, o objetivo foi levar o aluno, que está às vésperas da formatura, vivenciar a organização de uma mesa-redonda, a experiência no papel de palestrante e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina por meio do contato com o público.

“Os alunos se empenharam nas pesquisas realizadas para construção dos temas abordados na mesa redonda. Também tiveram a oportunidade de realizar a avaliação motora com alguns idosos e entrevistar gestores que atuam no  campo do lazer para este público. Sendo alunos do último semestre do curso, foi possível verificar o amadurecimento acadêmico de cada um diante do desafio proposto”, conta Ana Brolo. 

Ela acrescenta que a contribuição da atividade para os alunos se dá pela visão abrangente que a área de Educação Física traz para o campo profissional e pelo contato com o público idoso que se torna um cliente potencial, prestando um serviço de excelência. Já para sociedade,ela considera que os estudos apresentados no evento trarão à tona a importância do profissional de Educação Física na promoção do bem-estar do idoso por meio da atividade física.

“É gratificante observar o crescimento acadêmico dos alunos do oitavo semestre e verificar que, ao longo dos quatro anos de convívio professora-aluno, criou-se um laço de amizade, respeito e aprendizagem que perdurarão após a entrega do sonhado diploma. As vivências oportunizadas durante o curso trouxeram qualidades importantes para o futuro profissional e a experiência como palestrantes no evento reforçará qualidades esperadas para atuação como: liderança, boa relação interpessoal, trabalho em equipe, mediador de conflitos e aplicação das teorias estudadas”, conclui a professora. 

 

Confira notícias do curso de Educação Física do Grupo UniEduK

 

Pular para o conteúdo