
A partir da análise de lâminas histológicas, os alunos identificam e diferenciam os tipos celulares dos tecidos e órgãos do organismo animal
Nas aulas práticas da disciplina de Histologia Animal do curso de Medicina Veterinária do Grupo UniEduK, orientada pela professora Helena da Cruz Oliveira, os estudantes identificam e diferenciam os tipos celulares dos tecidos e órgãos do organismo animal através da análise de lâminas histológicas.
A docente explica que os alunos fizeram a revisão das lâminas histológicas estudadas durante o segundo bimestre. Eles analisaram lâminas de tecido muscular (liso, estriado esquelético e estriado cardíaco); tecido ósseo; tecido nervoso (lâminas de medula espinhal, cerebelo, neurônio motor e nervo); artérias e veias.
O objetivo é proporcionar conhecimento teórico e prático da histologia básica, além de contribuir para a análise e reconhecimento dos aspectos histológicos, assim como para a diferenciação em relação às alterações patológicas que serão estudadas.
“As aulas práticas são essenciais, pois os estudantes adquirem habilidades em localizar, identificar e diferenciar através da microscopia os diferentes tipos de tecidos que compõem o organismo do animal, facilitando o processo de aprendizagem”, conclui a professora.