A imagem mostra os alunos de Enfermagem com os jogos pedagógicos na UniMAX.

Jogos pedagógicos propiciam desenvolvimento de raciocínio clínico no processo de Enfermagem

Atividade Prática Supervisionada da disciplina Abordagem de Pessoas no Processo de Cuidar realizou jogos pedagógicos a fim de estimular criatividade, imaginação, raciocínio clínico e crítico

Uma Atividade Prática Supervisionada – APS diferenciada foi proposta aos alunos do quarto semestre de Enfermagem do Grupo UniEduK. Eles participaram de jogos pedagógicos com a finalidade de desenvolver o raciocínio clínico e crítico no processo de Enfermagem, especialmente, nos diagnósticos, utilizando também a criatividade e a imaginação.

Foram utilizados recursos de jogos de tabuleiro, torta na cara, charadas, trilhas, games, entre outros. “Diversos jogos pedagógicos foram construídos, com supervisão e acompanhamento, sempre valorizando a criatividade, participação, motivação e desenvolvimento de habilidades cognitivas, psicomotoras e atitudinais diante do processo de Enfermagem”, explica o professor Alexandro Marcos Menegócio (orientador pedagógico), que propôs a atividade dentro da disciplina Abordagem de Pessoas no Processo de Cuidar na UniMAX em Indaiatuba.

Segundo o docente, além de estimular a tomada de decisão, raciocínio clínico e crítico sobre os diagnósticos da área, a atividade promoveu a associação dos conhecimentos teóricos e práticos. “A Atividade Prática Supervisionada propiciou envolvimento, tomada de decisão, envolvimento e motivação, além de aprofundar seus conhecimentos no processo de Enfermagem, especialmente com o manejo dos diagnósticos”, diz.  

Na UniFAJ, em Jaguariúna, a mesma atividade foi realizada sob orientação do professor Fábio Luís Montanari.O jogo pedagógico, além de desenvolver o raciocínio clínico dos discentes durante a construção dos mesmos, também, no momento da aplicação, estimulou os demais a pensar sobre o processo de Enfermagem, chegando ao objetivo proposto. Foi muito interessante que, mesmo sem terem combinado os jogos entre os grupos, um jogo complementou o outro. Isso possibilitará colocar em prática esses jogos no próximo semestre, para auxiliar a nossa prática pedagógica”, conclui. 

 

Confira notícias do curso de Enfermagem do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo