A imagem mostra os alunos de Enfermagem com os jogos pedagógicos na UniMAX.

Jogos pedagógicos propiciam desenvolvimento de raciocínio clínico no processo de Enfermagem

Compartilhe
A imagem mostra os alunos de Enfermagem com os jogos pedagógicos na UniMAX.
Atividade Prática Supervisionada da disciplina Abordagem de Pessoas no Processo de Cuidar realizou jogos pedagógicos a fim de estimular criatividade, imaginação, raciocínio clínico e crítico

Uma Atividade Prática Supervisionada - APS diferenciada foi proposta aos alunos do quarto semestre de Enfermagem do Grupo UniEduK. Eles participaram de jogos pedagógicos com a finalidade de desenvolver o raciocínio clínico e crítico no processo de Enfermagem, especialmente, nos diagnósticos, utilizando também a criatividade e a imaginação.

Foram utilizados recursos de jogos de tabuleiro, torta na cara, charadas, trilhas, games, entre outros. “Diversos jogos pedagógicos foram construídos, com supervisão e acompanhamento, sempre valorizando a criatividade, participação, motivação e desenvolvimento de habilidades cognitivas, psicomotoras e atitudinais diante do processo de Enfermagem”, explica o professor Alexandro Marcos Menegócio (orientador pedagógico), que propôs a atividade dentro da disciplina Abordagem de Pessoas no Processo de Cuidar na UniMAX em Indaiatuba.

Segundo o docente, além de estimular a tomada de decisão, raciocínio clínico e crítico sobre os diagnósticos da área, a atividade promoveu a associação dos conhecimentos teóricos e práticos. “A Atividade Prática Supervisionada propiciou envolvimento, tomada de decisão, envolvimento e motivação, além de aprofundar seus conhecimentos no processo de Enfermagem, especialmente com o manejo dos diagnósticos”, diz.  

Na UniFAJ, em Jaguariúna, a mesma atividade foi realizada sob orientação do professor Fábio Luís Montanari.O jogo pedagógico, além de desenvolver o raciocínio clínico dos discentes durante a construção dos mesmos, também, no momento da aplicação, estimulou os demais a pensar sobre o processo de Enfermagem, chegando ao objetivo proposto. Foi muito interessante que, mesmo sem terem combinado os jogos entre os grupos, um jogo complementou o outro. Isso possibilitará colocar em prática esses jogos no próximo semestre, para auxiliar a nossa prática pedagógica”, conclui. 

 

Confira notícias do curso de Enfermagem do Grupo UniEduK

O que acontece na UniEduK

Grupo UniEduK | 1999-2024 | Todos direitos reservados ©