A imagem mostra uma aluna fazendo o acompanhamento da vítima simulada na ambulância durante a Simulação de Múltiplas Vítimas.

Curso de Enfermagem simula atendimento de múltiplas vítimas de acidentes de trânsito

Simulação propôs que os estudantes atendessem múltiplas vítimas de acidentes de trânsito a fim de desenvolver habilidades em situações de urgência e emergência

Com o objetivo de desenvolver habilidades de atendimento em situações de urgência e emergência, os alunos do décimo semestre de Enfermagem do Grupo UniEduK participaram de uma simulação realística. A atividade aconteceu no estacionamento do campus I da UniMAX, onde foram montados cenários para simular acidentes de trânsito com múltiplas vítimas.

Durante a atividade, os alunos atenderam a diversos casos, como atropelamentos e acidentes com caminhão, carro, moto e bicicleta. O acidente simulado contou com 27 vítimas, cada uma com diferentes traumas  selecionados pelos professores do curso.

Para simular as vítimas de forma realística, os voluntários utilizaram sangue e machucados falsos, além de atuarem como pacientes reais, contando sobre dores e sensações aos futuros enfermeiros. Além disso, a Guarda Civil de Indaiatuba e a Central de Ambulâncias prestaram apoio ao exercício.

A simulação foi acompanhada pela repórter Mayuli Canali, da TV Sol Comunidade, canal de televisão da cidade. A reportagem mostrou toda a atividade e trouxe entrevista com os alunos e com o professor Alexandro Menegócio. 

O exercício propôs que todas as vítimas voluntárias fossem atendidas de modo preciso e com qualidade. De acordo com o orientador pedagógico do curso, professor Alexandro Marcos Menegócio, o projeto auxilia no desenvolvimento de habilidades atitudinais, comportamentais e cognitivas, preparando os alunos para situações reais.

O encontro permitiu aos alunos e docentes vivenciar a simulação de múltiplas vítimas e observar os erros como  parte da construção de conhecimento, através do feedback dado”, completa o docente.

 

Confira notícias do curso de Enfermagem do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo