A imagem mostra os pães produzidos pelos alunos de Gastronomia do Grupo UniEduK durante aulas práticas de panificação.

Panificação e Confeitaria são tema de aulas práticas dos alunos do curso de Gastronomia do Grupo UniEduK

Estudantes do curso de Gastronomia aprenderam na prática sobre os conceitos, técnicas da Panificação Artesanal e Confeitaria

A fim de aprenderem um pouco mais sobre o universo da panificação, os alunos do primeiro semestre do curso de Gastronomia participaram de aulas práticas sobre o tema. Durante o semestre, os futuros gastrônomos puderam produzir diversos tipos de pães artesanais e compreender cada técnica utilizada.

Em uma primeira oportunidade, o docente e gestor acadêmico do curso, professor Sérgio Rischiotto, apresentou o tema “Pães Artesanais”. Nessa aula, os estudantes aprimoraram os conceitos de vaporização de massas, sovas, modelagens e hidratação, com a produção de pães dos tipos Baguette Francesa, Pão Australiano e Focaccia.

Além dessa aula prática de pães salgados, os alunos de Gastronomia também participaram de uma aula sobre pães doces e suas particularidades. Na disciplina Bases de Confeitaria e Panificação, foram produzidos cinco tipos de doce: Cinammon Roll (rolinho recheado com açúcar e canela), Fatias Húngaras (com recheio de coco e leite condensado), Sonho, Trança de Chocolate com Frutas Secas e Nozinhos de Coco.

De acordo com o professor Sérgio, responsável pelas atividades práticas, ao final da aula os alunos, degustaram e se deliciaram com os pães produzidos. Para firmar o aprendizado, os alunos ainda preencheram um relatório, no qual descreveram todas as características de cada produção, em relação à maciez, umidade, lastro, coloração e diversos outros critérios.

 

METODOLOGIA DE ENSINO

Todas as instituições de ensino que compõem o Grupo UniEduK priorizam as aulas práticas desde o primeiro dia de aula em todos os cursos a fim de preparar o aluno para sua futura atuação profissional. Para isso, desenvolve, nas unidades de Jaguariúna (UniFAJ), de Indaiatuba (UniMAX) e Holambra (FAAGROH), mais de 1.700 aulas práticas por mês.

 

Confira notícias do curso de Gastronomia do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo