A imagem mostra a sala virtual, com docentes, convidado e alunos durante a Aula Integrada de Psicologia.

Psicologia do Grupo UniEduK promove aula integrada sobre atuação profissional

A aula integrada contou com a participação do Coordenador Regional de Saúde Mental da Cidade de Niterói-RJ, Adelson Bruno dos Reis

No mês de outubro, as disciplinas de Psicologia e Práticas de Saúde e Processos Psicológicos Básicos, lecionadas pelas professoras Patrícia Chaves e Luana Luca, realizaram uma aula integrada. O tema foi “Atuação do profissional de Psicologia no trabalho em Rede de Saúde Mental” e aconteceu de forma remota com alunos da UniFAJ e UniMAX.

Com o propósito de viabilizar o contato com as práticas profissionais, a aula contou com a presença do psicólogo Adelson Bruno dos Reis. O convidado exerce a função de coordenador regional da Saúde Mental da Cidade de Niterói-RJ. 

Em sua fala, Adelson destacou o compromisso ético da Psicologia com o trabalho humanizado dentro das políticas públicas de Saúde Mental. De acordo com o profissional, “o SUS é uma política pública importantíssima conquistada pela luta de cidadãos e trabalhadores. Apesar de apresentar alguns desafios deve ser defendida por todos, inclusive, psicólogos e psicólogas em formação, como é o caso dos alunos“.

Kauane Frari, a aluna do sexto semestre de Psicologia, compartilha sua opinião sobre o evento. “Poder participar da aula integrada foi uma experiência prazerosa que agregou muito saber em minha formação. O Adelson compartilhou com a gente alguns casos de sua prática no trabalho em rede de saúde mental. Compartilhar desses casos me motiva a continuar estudando e trabalhando para oferecer sempre um trabalho integral e único aos usuários da rede”, destaca.  

A atividade potencializou o diálogo multidisciplinar e os alunos de Psicologia do Grupo UniEduK puderam debater sobre a temática com os docentes e o convidado. Além disso, a aula integrada contribui para a formação de profissionais mais experientes em relação ao mercado, vetores de mudanças na sociedade onde atuarão.

Segundo a aluna Sandra Galli Nunes de Queiroz, do segundo semestre do curso de Psicologia, a atividade proporciona vários conhecimentos novos sobre a atuação do psicólogo, e serve para atualizar os alunos sobre o mercado de trabalho.

“Foi um evento ímpar, potente e de múltiplos diálogos. Os alunos gostaram bastante e afirmaram que a fala do convidado foi de grande contribuição para o entendimento prático de conteúdos que temos discutido em sala de aula”, declara Patrícia Chaves, uma das professoras responsáveis pela iniciativa.

 

Confira notícias do curso de Psicologia do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo