UBS Jardim Maritacas recebe atividade educativa dos alunos de Medicina do Grupo UniEduK em Indaiatuba

Estudantes fizeram a conscientização com medidas de prevenção à Covid-19 na sala de espera de atendimentos

Com metodologia de ensino na prática, que é a marca do Grupo UniEduK, os alunos de Medicina (UniMAX) das Turmas III (quarto semestre) e IV (segundo semestre) participam de uma ação social vinculada à disciplina de Unidade Curricular Prática Médica no SUS, orientados pelas docentes e facilitadoras, Ana Clara Lopes Costa e Cláudia Maria Santos Ribeiro. 

A Atividade Curricular Saúde da Família e Comunidade foi realizada na sala de espera da Unidade Básica de Saúde (UBS)  Jardim Maritacas, em Indaiatuba. Ao todo, 23 estudantes trabalharam a educação em saúde, enquanto os pacientes aguardavam os atendimentos, conscientizando e orientando a população do território de saúde da UBS em relação às medidas de prevenção e sintomas da Covid-19, assim como sobre a vacinação. 

De acordo com as docentes responsáveis, foi uma oportunidade não só de trabalhar questões de saúde com os pacientes, mas também de aprender mais sobre a COVID-19 e exercer a autonomia na confecção de materiais informativos. 

“Esta atividade surgiu de uma demanda da própria equipe junto com o coordenador Airton. Preocupados com o contágio e entendendo a gravidade do momento epidemiológico, discutimos o problema com os alunos do 1º e 2º ano e resolvemos desenvolver banners e folders, para realização de atividades educativas em sala de espera e durante as visitas domiciliárias”, explicou a prof. Ana Clara Lopes Costa. 

“Essas ações têm um potencial de estreitar vínculos entre a equipe da UBS, estudantes e pacientes, apoiar o desenvolvimento do perfil de competência proposto pelo currículo, proporcionando novas experiências e aprendizado na prática, e trazer à população orientações para melhoria das condições de saúde”,  disse a prof. Claudia Maria Santos Ribeiro. 

De acordo com o aluno Gustavo Ribeiro Alves, foi uma construção coletiva de trabalho e gestão em saúde, praticada de forma agradável e divertida, oportunizando a orientação para muitas pessoas, dentro da unidade. “Essas atividades práticas são essenciais para a formação profissional, pois ao realizar qualquer intervenção, estimulamos a construção de conhecimento coletivo, avaliamos as melhores evidências e práticas no cuidado a serem compartilhadas aos pacientes da UBS, contou. 

Gustavo também ressaltou o ganho na formação técnica. “Identificamos, durante o processo de construção, potências e desafios na organização e produção do trabalho, priorizando problemas, destacando a importância e real necessidade do assunto abordado e seu impacto na comunidade”, concluiu.

Com Nota Máxima do MEC (nota 5), o curso de Medicina do Grupo UniEduK – composto por UniMAX, UNiFAJ e FAAGROH – oferece uma formação que alia ciência, tecnologia e humanização, com ensino baseado nas mesmas metodologias usadas em Universidades como Harvard, MIT e Oxford, integrando à sociedade profissionais de altíssima performance. Saiba mais clicando aqui

Confira notícias sobre o curso de Medicina do Grupo UniEduK

Pular para o conteúdo