A imagem mostra o material divulgado pelo programa UniEduK Seguro sobre a varíola dos macacos, ou monkeypox.

UniEduK Seguro divulga material sobre varíola dos macacos

Monitoras do programa UniEduK Seguro, do curso de Enfermagem, desenvolvem material de conscientização sobre a Monkeypox, popularmente conhecida como varíola dos macacos

A fim de alertar a população sobre os riscos da varíola dos macacos (Monkeypox), o programa UniEduK Seguro divulga um material sobre o tema. As monitoras e alunas do curso de Enfermagem, Bianca Rothenberger e Danielly Cris da Silva, desenvolveram um e-book sob orientação dos professores Elaine Valias e Alexandro Marcos Menegócio.

A Monkeypox constitui uma emergência de saúde pública de importância internacional. A enfermagem tem um papel fundamental na identificação, acompanhamento e orientações baseadas em evidência científica para a população”, destaca a gestora acadêmica do curso de Enfermagem, professora Elaine Valias, sobre o tema escolhido para o trabalho.

O livro digital apresenta fatos e desmente rumores sobre a doença que tem se expandido rapidamente em todo o mundo. Para ler, basta acessar o link: E-BOOK – MONKEYPOX.

Sobre a participação no projeto, a monitora Danielly conta que a construção desse material foi um momento de aprendizado muito importante. “Fiquei muito feliz com o resultado final desse material. Ficou com uma linguagem clara, que todos conseguem compreender. A sensação que sinto é de missão cumprida e gratidão por fazer parte disso”, completa a aluna.

O programa UniEduK Seguro nasceu tendo como objetivo primordial a manutenção do Comitê de Monitoramento, pensando na segurança e na saúde de docentes, alunos e colaboradores. Todos os alunos de Enfermagem estão envolvidos, auxiliando no monitoramento de saúde, com coleta de dados dentro dos campi, além de outras temáticas, como a do Treinamento de Primeiros Socorros.

Conscientizar a comunidade acadêmica por meio de educação em saúde faz parte das ações do projeto UniEduK Seguro, favorecendo identificação precoce e tratamento adequado como medidas para impedir a disseminação de doenças”, ressalta o orientador pedagógico do curso de Enfermagem, professor Alexandro Marcos Menegócio.

Além disso, o projeto permite uma aproximação dos discentes com a comunidade acadêmica, no atendimento de suas necessidades de saúde no contexto universitário, com a possibilidade de desenvolverem competências e habilidades de práticas de enfermagem.

Da mesma forma, a aluna monitora no UniEduK Seguro, Bianca Rothenberger confirma: “As pesquisas para o e-book me mostraram dados que eu não fazia ideia. Com isso, adquiri muitos conhecimentos, sem contar no aprofundamento de temas que já tinha consciência e um adendo para usar plataformas digitais”.

 

Confira notícias do curso de Enfermagem do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo