Alunos de Enfermagem participam de Comitê de Monitoramento por meio do UniEduK Seguro

Projeto tem o objetivo de manter os protocolos de biossegurança contra a Covid-19, coletando dados preventivos entre alunos e colaboradores

No Grupo UniEduK (UniMAX, UniFAJ e FAAGROH), os Protocolos de Biossegurança contra a Covid-19 vieram para ficar. Afinal, a saúde de alunos, docentes e colaboradores é fundamental. Por isso, esse tema virou Atividade Prática Supervisionada (APS) do curso de Enfermagem, tendo como objetivo primordial a manutenção do Comitê de Monitoramento. A iniciativa ganhou o nome de “UniEduK Seguro”. 

Todos os alunos do curso estão envolvidos, auxiliando no monitoramento de saúde, com coleta de dados referente a sinais e sintomas precoces da Covid-19 dentro dos campi. As atividades são orientadas pelas professoras Adriana Tebaldi e Carolina Pessoni.

O “UniEduK Seguro” tem ainda outras atuações. A equipe realiza atendimento de urgência, como traumas, desmaio, crise convulsiva e queixas em geral, com abordagem e encaminhamento para serviços de saúde quando necessário. Treinamento e capacitação sobre primeiros socorros também estão previstos para os alunos participantes.

Segundo o orientador pedagógico do curso de Enfermagem, Alexandro Marcos Menegócio, esse projeto tem como eixo central a promoção e prevenção e a assistência em saúde no campus, com acadêmicos e colaboradores. “É um potente instrumento de aprendizagem em cenário de prática”, afirma. 

Assim como em todos os cursos da área da Saúde, a prática e o contato com a rotina da profissão são fundamentais para a fixação de conteúdos teóricos. Nesse sentido, essa APS confirma as iniciativas do Grupo UniEduK direcionadas à formação de qualidade, sendo uma excelente oportunidade de aprendizado na prática. Além disso, tem um impacto social bastante positivo, uma vez que promove a saúde e o bem-estar dentro da comunidade acadêmica, refletindo na sociedade como um todo. 

De acordo com a gestora do curso de Enfermagem, Elaine Valias, o ”UniEduK Seguro” veio para ficar e consolidar a responsabilidade social do Grupo. “É de suma importância o envolvimento dos alunos das duas Unidades neste projeto, além do monitoramento dos casos de Covid-19. Neste semestre, as nossas metas são de  promoção e prevenção em saúde, realizando a vigilância também de outros agravos à saúde. A ideia é aplicar o conhecimento científico dentro dos campi e nas instituições parceiras”, afirmou. 

 

Comitê de Monitoramento 

Desde o início da pandemia, o Grupo UniEduK mantém uma equipe multidisciplinar direcionada a acompanhar e orientar casos suspeitos e dúvidas sobre a Covid-19 em todas as unidades. 

Caso o aluno ou colaborador apresente sintomas ou teste positivo para a Covid-19, a orientação é fazer contato imediato por canais específicos: 

E-mail: monitoraento.covid@unieduk.com.br
WhatsApp:  (19) 99346-8734

 

Confira notícias sobre o curso de Enfermagem do Grupo UniEduK

Pular para o conteúdo