Alunos de Medicina do Grupo UniEduK organizam palestra sobre a profissão

Evento foi direcionado aos alunos da Escola Estadual Professora Maria Bernadete Amgarten Peres e abordou a profissão da Medicina

Alunos do Curso de Medicina do Grupo UniEduK realizaram uma capacitação aos alunos da Escola Estadual Professora Maria Bernardete Amgarten Peres em Indaiatuba. A palestra,  realizada pela disciplina eletiva “Ciranda das Profissões”,  voltou-se à profissão da Medicina.

A iniciativa foi realizada com o propósito de informar os alunos da escola sobre a profissão do médico e expandir horizontes sobre a área. O projeto surgiu por meio da relação construída entre os estudantes e a coordenação da escola desde 2019. O Grupo UniEduK já havia desenvolvido atividades semelhantes no local, abordando assuntos como a importância da vacinação e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis. 

De acordo com a professora responsável pela atividade, prof. Claúdia Maria Santos Ribeiro, durante a conversa, os alunos de Medicina informaram sobre a importância do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – para ingresso no Centro Universitário e como utilizar o ProUni (Programa Universidade para Todos). Além disso, compartilharam experiências sobre o curso de Medicina no Grupo UniEduK e responderam perguntas dos alunos.

“Foi muito gratificante poder esclarecer as dúvidas de alunos que estão no ensino médio, prestes a iniciar sua vida acadêmica em nível superior e dar um norte para eles. Fiquei bastante feliz em poder ajudá-los e perceber o quão agradecidos os alunos estavam”, conta o aluno de Medicina, Victor Hugo Mendes Amaral.

Participaram da atividade cerca de 20 estudantes do segundo e do terceiro anos de Medicina, junto à médica preceptora, Dra. Juliana Salge. Além disso, mais de 20 jovens da escola estadual assistiram à palestra.

“Participar da Ciranda das Profissões na escola estadual me surpreendeu imensamente. Cada pergunta que faziam me deixava mais impressionada com a profundidade e complexidade para alunos do primeiro ano do ensino médio”, revela a aluna do quarto semestre do Curso de Medicina, Regiane Almeida.

Ela acrescenta: “Identifiquei-me com esses alunos por também ter me formado em uma escola pública. As discussões me lembraram muito essa época, com a existência de dúvidas, expectativas, cobranças e receios sobre o que é esperado depois da conclusão do ensino médio. Foi uma experiência muito gratificante poder compartilhar minhas experiências sobre o processo de admissão no curso de Medicina, as dificuldades, os anos de estudo para o vestibular e estimulá-los a não desistir da profissão que escolherem. Acredito que é um dever como uma estudante bolsista do ProUni incentivar e ser espelho para esses adolescentes de que é possível conquistar uma formação superior dos sonhos”

Dessa forma, a atividade contribui não só para o esclarecimento das ideias dos alunos da E.E. Professora Maria Bernadete, mas também para a formação dos futuros médicos. A iniciativa promove o desenvolvimento de competências como oratória, adaptação da fala e, também, a empatia nos alunos de Medicina. 

Como completa o aluno do sexto semestre, Yago Neto Faria Rosa, O Curso de Medicina do Grupo UniEduK visa à formação de um médico que vá além da atenção singularizada ao paciente, um médico que esteja capacitado também para suprir necessidades coletivas. Para isso, a nossa base curricular é direcionada a três áreas de competência, que são os pilares da nossa formação – Atenção Médica, Gestão em saúde e Educação em saúde. A palestra “Ciranda das Profissões” conseguiu contemplar uma interconexão entre essas áreas”, finaliza. 

 

Confira notícias do curso de Medicina do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo