A imagem mostra a professora Dra. Elaine Ribeiro durante sua apresentação online no VIII Seminário de Inovações Curriculares.

Curso de Enfermagem apresenta trabalhos no VIII Seminário de Inovações Curriculares

Alunos e docentes realizaram apresentações no VIII Seminário de Inovações Curriculares da Unicamp, que aborda “Diálogos sobre Extensão e Ensino”.

O curso de Enfermagem do Grupo UniEduK participou do VIII Seminário de Inovações Curriculares da Unicamp, apresentando seis trabalhos. Nesta edição, o tema do evento foi “Diálogos sobre Extensão e Ensino”, dessa forma, os trabalhos abordaram questões como gestão, saúde pública e educação em saúde.

De acordo com a gestora do curso, professora Elaine Valias, todos os projetos apresentados foram baseados em resultados de aulas práticas realizadas durante o semestre na Enfermagem. 

Ainda segundo o orientador pedagógico Alexandro Marcos Menegócio os projetos apresentados no seminário serviram como possibilidades de aprofundar as discussões nas temáticas abordadas, espaço de intenso crescimento profissional aos docentes envolvidos.

Segundo a docente Elaine Ribeiro, responsável por apresentar o trabalho conjunto dos docentes do curso durante o Seminário, a participação no evento se deu com o propósito de demonstrar o uso de metodologias ativas da Enfermagem do Grupo UniEduK como forma de aprendizagem.

O trabalho intituladoAplicação de metodologia ativa no ensino de Vigilância em saúde: Relato de experiência” foi o tema trabalhado por Elaine Ribeiro, Elaine Valias, Fábio Luís Montanari, Alexandro Marcos Menegócio, Naila Albertina de Oliveira, Ana Cristina Martins Uchôa Lopes, Carolina Pessoni Garcia e Maiza Claudia Vilela Hipólito. Este trabalho  foi idealizado pelos graduandos do quarto período do curso de Enfermagem do grupo UniEduk/Unifaj durante a disciplina Vigilância em Saúde I e selecionado para publicação completa nos Anais do evento (VIII Seminário de Inovações Curriculares da Unicamp) a ser disponibilizada em 2022.

Tal trabalho subsidiou várias discussões acerca de possibilidades para Inovações Curriculares após ser apresentado, sendo muito elogiado e motivador aos expectadores, pois permitiu demonstrar à comunidade acadêmica o protagonismo do nosso aluno”, conta a professora Dra. Elaine Ribeiro. 

Além dos professores, os alunos também apresentaram projetos durante o evento, dentre eles, um pôster sobre a parceria do curso com a Escola de Negócios do Grupo UniEduK. Na avaliação da professora Elaine Ribeiro, a oportunidade oferecida aos alunos permite o aperfeiçoamento das competências e habilidades que envolvem a temática proposta. Além disso, proporciona ao estudante um momento de reflexão para o exercício do raciocínio crítico. 

“Envolver o corpo discente como protagonista das temáticas abordadas em aulas permite a criação de intervenções em saúde que favorecem seu aprendizado, além de torná-lo mais atrativo e direcionador”, completa a docente.

Ao ser questionada sobre a sensação de se apresentar no VIII Seminário de Inovações Curriculares, Elaine Ribeiro conta: “Sensação de dever cumprido, uma vez que trabalhos desta natureza, além de enaltecer nossa prática docente dentro do Grupo UniEduK, também podem ser replicados por outros docentes nas mais diversas universidades do país”.

 

Confira notícias do curso de Enfermagem do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo