Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota para América Latina e Caribe encanta alunos com palestra sobre ODSs

Viviane Mansi esteve no Auditório da UniMAX e falou para estudantes de vários cursos do Grupo UniEduK

O tema central foi “Comunicação Direcionada às Pautas dos ODSs”, mas a Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota para América Latina e Caribe deu uma aula muito ampla e enriquecedora aos alunos que participaram da palestra realizada no dia 18/08 no Auditório da UniMAX, em Indaiatuba. Viviane Mansi, que também é presidente da Fundação Toyota do Brasil, falou para alunos e docentes de vários cursos, entre eles Administração, Engenharias, Ciências Contábeis e Tecnólogos. 

A executiva começou revelando que participou da formulação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), pauta lançada pela ONU em 2015. E contou como esse tema está inserido na Toyota, trazendo exemplos reais e bem-sucedidos. Outro tema abordado foi o ESG, acrônimo em inglês que traduz as diretrizes mais modernas de sustentabilidade, ligando o meio ambiente às questões sociais e de governança. 

Entre os compromissos da Toyota em relação à responsabilidade social, Viviane explicou sobre o Desafio Ambiental 2050, um conjunto de desafios voltados para mitigar o impacto ambiental, propondo compromissos como reduzir o impacto no aquecimento global, utilizar de maneira mais sustentável os recursos naturais ou então otimizar recursos hídricos. 

A diretora apresentou também o portfólio de projetos da Fundação Toyota do Brasil, que desenvolve e apoia iniciativas em várias frentes: sustentabilidade, educação, ajuda humanitária e cultura. 

Viviane destacou ainda a importância individual de cada cidadão como agente transformador da sociedade. Nesse sentido, falou de seus hábitos pessoais como a manutenção de uma composteira na residência, a adoção de copo retornável e ainda a compra consciente, descartando uma peça do guarda-roupa cada vez que adquire uma nova. 

Ao final, ela respondeu às perguntas da plateia, que participou obedecendo aos protocolos de biossegurança. O evento contou com a abertura da gestora de Marketing do Grupo UniEduK, Eliza Tannus, que fez questão de reforçar o posicionamento de responsabilidade social da instituição, que há 22 anos desenvolve projetos de impacto social, especialmente por meio da atuação dos cursos junto à sociedade. Também participaram do evento a diretora da UniMAX, Luciana Mori, além de docentes e gestores acadêmicos. 

“Ela nos trouxe a conscientização de qual é o nosso compromisso com essa filosofia de vida e como a empresa contribui para isso. O lucro vem como consequência dessa preocupação com a comunidade bem como o que agrega para a sociedade”, afirmou o aluno Alisson Cordeiro, do quarto semestre de Administração.  

Para o estudante, a convidada abordou temas muito interessantes que levaram a grandes reflexões. “Ela nos levou a pensar sobre qual a nossa forma de contribuir para uma sociedade melhor. E ainda, pensar que as decisões têm que ser tomadas agora e não daqui a  30, 40 ou 50 anos. Então, a palestra trouxe um conteúdo que vai agregar muito no nosso dia a dia. Foi sensacional. Saímos daqui lisonjeados, porque é uma palestra que superou a expectativa e ampliou muito nosso conhecimento. Só tenho a agradecer”, concluiu. 

 

Sobre a palestrante

Desde 2018 à frente da Diretoria de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota, Viviane Mansi assumiu a presidência da Fundação Toyota do Brasil em 2020. Mestra em Comunicação pela Cásper Líbero, a executiva é pós-graduada em Liderança pela FDC e em Negócios pela FGV, além de ter formação em Relações Públicas, também pela Cásper Líbero. Já atuou como líder em empresas como MSD, Takeda, GE e Votorantim Cimentos. 

Em sua carreira, somam-se trabalhos de destaque, como a autoria de mais de 15 livros publicados como organizadora e articulista. Viviane foi eleita como uma das top voicers pelo LinkedIn, rede social de perfil profissional e é considerada uma das melhores comunicadoras do Brasil pela Aberje e pela Mega Brasil. A executiva também é diretora da ABRH e conselheira da Revista HSM Management.

 

Grupo UniEduK e os ODS
No início de 2020, desenvolvemos uma série sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS da ONU. Confira o conteúdo e responda a pergunta: o que eu tenho a ver com isso? 

Pular para o conteúdo