Docente do Grupo UniEduK contribui com a 7ª Semana da Inclusão do CIASPE
Professora Alline Camargo, do curso de Fisioterapia, ministrou uma palestra sobre o funcionamento do cérebro e a relação entre exercícios físicos e transtornos de aprendizagem
A 7ª Semana da Inclusão do CIASPE (Centro de Inclusão e Assistência às Pessoas com Necessidades Especiais) de Indaiatuba contou com palestras de diversos profissionais. Dentre eles, a docente do Grupo UniEduK, Alline Fernanda de Barros Camargo, responsável pela disciplina de Fisioterapia Neurofuncional no curso de Fisioterapia da UniFAJ e UniMAX.
Na oportunidade, ela ministrou uma palestra com o intuito de conscientizar sobre os efeitos dos exercícios físicos nos transtornos de aprendizagem. De acordo com a professora, dessa forma, é possível quebrar de estigmas e promover uma maior inclusão social.
Durante sua fala, a docente discorreu sobre a anatomia do cérebro, as correlações das alterações anatômicas com os transtornos de aprendizagem, TDAH – Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade – e os efeitos da atividade física na aprendizagem.
Os alunos do curso assistiram à palestra e puderam não só aprender mais sobre o tema, mas também contribuir para a formação de uma sociedade mais inclusiva, como profissionais da saúde.
“Muitas pessoas, com esses transtornos, sofrem com o preconceito, e muito desse preconceito é recorrente pela falta de conhecimento sobre as condições e dificuldades que o transtorno provoca. A compreensão e o conhecimento são absolutamente necessários para modificar essa situação, iniciar as discussões sobre educação inclusiva e uma melhor qualidade de vida para essas pessoas”, salienta a professora Alline.
SOBRE A 7ª SEMANA DA INCLUSÃO DO CIASPE
O evento foi realizado pelo CIASPE com o intuito de tratar sobre a inclusão da Pessoa com Deficiência na sociedade e aconteceu de forma on-line. “A 7ª Semana da Inclusão representa uma oportunidade de mostrar à sociedade quem é a pessoa com deficiência, suas necessidades e sua importância”, declara a gestora operacional do CIASPE, Rosa Metzger dos Santos.
Rosa destaca, ainda, que “A pessoa com deficiência necessita de oportunidades e da diminuição de barreiras para ajudá-la em sua vida social. Os alunos de Fisioterapia poderão contribuir por meio de seus conhecimentos fisioterapêuticos na construção de um mundo inclusivo”, conclui.
Confira notícias do curso de Fisioterapia do Grupo UniEduK
- Curso de Fisioterapia do Grupo UniEduK realiza atividade prática em evento esportivo de Indaiatuba
- Projeto “Despertando Sentidos” constrói aparelhos de reabilitação pós-Covid 19 com os alunos de Engenharia de Produção e Fisioterapia
- Alunos de Fisioterapia do Grupo UniEduK participam de campanha de doação de sangue