
Formado por alunos e alumni, o Grupo AGIR promove atividade física por meio de expressão corporal e cultural
A situação de pessoas imigrantes e refugiadas na sociedade brasileira no momento da pandemia. Esse é o tema abordado em “Chegadas e Refúgios”, a mais recente coreografia produzida pelo Grupo de Estudos em Atividades Gímnicas e Rítmicas - AGIR, ligado à área de Educação Física do Grupo UniEduK. A montagem está sendo apresentada em diversos festivais ao longo do semestre.
De acordo com a docente responsável, prof. Daniela Bento-Soares, como parte de suas ações pedagógicas e de pesquisa, o AGIR tem desenvolvido ações práticas relacionadas a Ginástica para Todos, um de seus objetos de estudo. A docente explica que o ato de construção coreográfica coletiva, alinhado à discussão de temáticas relacionadas à prática corporal e das Artes da Cena, foi fundamental para a construção da coreografia.
“Essa iniciativa é uma forma essencialmente não competitiva de praticar ginástica, que se expressa em coreografias a serem realizadas de forma coletiva, em festivais. Seu grande objetivo é o congraçamento de seus/suas praticantes, a prática de atividades físicas e expressivas e a manifestação artística”, explicou.
O AGIR é formado por alunos e alumni de Educação Física do Grupo UniEduK (UniFAJ), além de docentes e graduandos convidados de outras instituições. Importante reforçar que os Grupos de Estudo estão vinculados ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares (NEPI) do Grupo UniEduK.
Clique aqui para conferir a apresentação da coreografia!
Confira notícias sobre o curso de Educação Física do Grupo UniEduK
- Orientador pedagógico de Educação Física do Grupo UniEduK tem artigo publicado em revista internacional
- Alunos do curso de Educação Física Híbrido do Grupo UniEduK gravam vídeos para o projeto “Atividades Físicas e Qualidade de Vida”
- Alumni de Educação Física do Grupo UniEduK é destaque no time de futebol feminino do Santos Futebol Clube