Agende uma visita!

Grupo de Estudos da Educação Física UniEduK participa de festivais virtuais de ginástica

Formado por alunos e alumni, o Grupo AGIR promove atividade física por meio de expressão corporal e cultural 

A situação de pessoas imigrantes e refugiadas na sociedade brasileira no momento da pandemia. Esse é o tema abordado em “Chegadas e Refúgios”, a mais recente coreografia produzida pelo Grupo de Estudos em Atividades Gímnicas e Rítmicas – AGIR, ligado à área de Educação Física do Grupo UniEduK. A montagem está sendo apresentada em diversos festivais ao longo do semestre. 

De acordo com a docente responsável, prof. Daniela Bento-Soares, como parte de suas ações pedagógicas e de pesquisa, o AGIR tem desenvolvido ações práticas relacionadas a Ginástica para Todos, um de seus objetos de estudo. A docente explica que o ato de construção coreográfica coletiva, alinhado à discussão de temáticas relacionadas à prática corporal e das Artes da Cena, foi fundamental para a construção da coreografia. 

“Essa iniciativa é uma forma essencialmente não competitiva de praticar ginástica, que se expressa em coreografias a serem realizadas de forma coletiva, em festivais. Seu grande objetivo é o congraçamento de seus/suas praticantes, a prática de atividades físicas e expressivas e a manifestação artística”, explicou. 

O AGIR é formado por alunos e alumni de Educação Física do Grupo UniEduK (UniFAJ), além de docentes e graduandos convidados de outras instituições. Importante reforçar que os Grupos de Estudo estão vinculados ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares (NEPI) do Grupo UniEduK. 

Clique aqui para conferir a apresentação da coreografia!

 

Confira notícias sobre o curso de Educação Física do Grupo UniEduK

 

Skip to content