A imagem mostra a bancada avaliadora do Evento Gastronômico Pedagógico provando pratos criados pelos alunos.

Grupo UniEduK realiza segundo Evento Gastronômico Pedagógico

Segunda edição do Evento Gastronômico Pedagógico propõe  um novo aprofundamento nas técnicas de Cozinha Oriental e Contemporânea

O quarto semestre do curso de Gastronomia do Grupo UniEduK realizou a segunda edição do Evento Gastronômico Pedagógico nos campi da UniFAJ e UniMAX. A princípio, os alunos criaram e apresentaram pratos com técnicas orientais aplicadas à cozinha contemporânea e foram avaliados por uma banca de professores convidados. 

Os estudantes ficaram responsáveis por todo o processo de execução do prato, não só a compra de insumos, como também prepararam e apresentaram os pratos. Dessa forma, a prática contribuiu para um aprendizado mais completo. Por meio desta atividade, os futuros chefs puderam ampliar repertórios e aplicar conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, aprendendo mais sobre as particularidades das Cozinhas Oriental e Contemporânea.

“Isso nos deixou muito mais detalhistas, aguçou a criatividade para colocarmos em prática o que estudamos e também a particularidade de cada cozinheiro. É muito gratificante ver pessoas degustando nossos pratos e despertando sentimentos, porque  gastronomia é arte, amor, detalhe, e esse evento veio para deixar isso muito claro”, conta a aluna Jéssica Borges Alface.

De acordo com o gestor do curso de Gastronomia, professor Sérgio Lima, tal atividade faz com que os alunos vejam a Gastronomia como um todo, entendendo sua complexidade. Já que a ideia é que os alunos criem pratos respeitando conceitos, técnicas e noções da contemporaneidade e orientalidade, todos os aspectos foram trabalhados em disciplinas específicas durante o bimestre.

Diversos profissionais foram convidados para compor a bancada de avaliação. No campus da UniFAJ, estavam presentes os avaliadores: Laurita Themer Vicentim Barreto, Douglas Ferreira Júnior e Gustavo Miranda da Silva. Já no campus da UniMAX, estiveram, além de Laurita, Bruna Perina e Sérgio Ricardo Paulino. Também fizeram parte das avaliações os professores Tibério Gil e Felipe Santos, responsáveis pelas disciplinas de “Cozinha Contemporânea”, “Cozinha Oriental” e “Tópicos Especiais”, e o gestor do curso, Sérgio Rischiotto.

“A apresentação dos pratos para uma banca formada por profissionais da área da Gastronomia amplia o nosso desafio, cuidado e atenção aos detalhes e, com isso, nos aproxima do mercado real. Permite trazer ao universo acadêmico a realidade do mercado, o que se espera do profissional que, em breve, estará formado. E claro, como o nosso resultado foi muito positivo, desperta o desejo de mais aprendizado, conhecimento e a busca pela evolução, superação”, conclui a aluna Cíntia Marques.

Confira notícias do curso de Gastronomia do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo