Projeto de Medicina Veterinária é classificado no Congresso Nacional de Iniciação Científica- CONIC
Projeto classificado para o Congresso Nacional de Iniciação Científica rata sobre produção e patologia de aves
A aluna do curso de Medicina Veterinária do Grupo UniEduK, Ana Cecília Gava, desenvolve um projeto de pesquisa sobre desinfecção de ovos férteis de matrizes pesadas, a influência na contaminação e resultados da eclosão. O trabalho foi aprovado em terceiro lugar na categoria de trabalhos em andamento de Ciências Biológicas e Saúde no CONIC -Congresso Nacional de Iniciação Científica.
O projeto teve início em fevereiro e, de acordo com a professora que orienta a pesquisa, Maria Célia Monteiro, foi idealizado após Ana Cecília ter cursado as disciplinas Produção e Patologia de aves e se interessar pelo assunto. Durante o andamento do projeto, a aluna conheceu mais de perto a incubação e produção de frangos de corte.
Segundo a docente, a iniciativa de Ana Cecília é muito favorável à sua evolução acadêmica, já que desenvolve, na prática, competências importantes para a profissão. Dentre essas habilidades, a professora cita o conhecimento em biosseguridade na área industrial, compreensão de diferentes métodos de diagnóstico de doenças e atuação em equipe, coordenando funções na área avícola.
Além disso, a professora Maria Célia destaca que o Projeto de Iniciação Científica (PIC) levou Ana Cecília a um bom nível de experiência na área, destacando que todos os alunos também podem criar projetos e se aprofundar neles. Sobre o trabalho aprovado no CONIC, a docente destaca: “O projeto abre as portas para o universo da avicultura industrial, pois poucas são as disciplinas que ressaltam essa área de trabalho que sempre absorve um grande número de recém-formados”.
SOBRE O CONGRESSO
O Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC) é realizado pelo Semesp desde 2001. Segundo os organizadores, é realizado com o objetivo de identificar talentos e estimular a produção de conteúdo científico. Além disso, também busca viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos.