Projeto de Engenharia Agronômica conquista primeiro lugar no CONIC
Alunas do curso de Engenharia Agronômica desenvolveram um projeto sobre controle sustentável de pragas voltado para grandes culturas e foram premiadas no CONIC
No mês de novembro, as alunas Ana Caroline Serra Araújo e Priscila Souza Lopes, do oitavo semestre do curso de Engenharia Agronômica, conquistaram o primeiro lugar no Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC. O projeto apresentado trata sobre a “Seletividade de Produtos Fitossanitários a Adultos de Telenomus podisi Ashmead”, que diz respeito ao controle mais sustentável, biológico e viável, voltado para grandes culturas, como a soja, e que pudesse ser indicado ao manejo integrado de pragas e doenças.
Para o desenvolvimento da pesquisa, as estudantes contam que avaliaram o efeito letal sobre as pragas fêmeas expostas aos produtos fitossanitários, além dos efeitos subletais no comportamento reprodutivo das fêmeas sobreviventes. “Nosso maior desafio foi monitorar e avaliar todos os dias o ensaio no laboratório da faculdade conciliando com as aulas e nos finais de semana”, explicitam as Ana e Priscila sobre a rotina corrida.
O projeto das alunas foi classificado na categoria de pesquisas “em andamento” no CONIC. Segundo as autoras, a previsão de conclusão do projeto é em março de 2023. “Iremos fazer mais uma repetição do ensaio e validar os resultados”, explicam.
Durante todo o processo de desenvolvimento do projeto de pesquisa, as futuras engenheiras agrônomas foram apoiadas pelo professor orientador Fernando Iost e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares – NEPI do Grupo UniEduK. Toda semana, as estudantes têm um encontro marcado com a equipe do NEPI, no qual recebem todo suporte e orientação para os projetos, durante e depois do Congresso.
“Nosso orientador Fernando Iost é uma pessoa maravilhosa, sempre esteve disposto a nos ajudar, ouvir, tirar dúvidas, dar ideias, e esteve presente em todo o processo de montagem. Seu apoio junto a nossa dedicação foi o resultado de um trabalho incrível”, agradecem as alunas.
Por fim, Ana e Priscila contam que a premiação no Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC as impulsionou a querer buscar ainda mais conhecimento sobre o mundo das pesquisas e desenvolvimento de novos projetos. “Montamos o nosso projeto com muito empenho, dedicação e carinho, ele ter sido premiado em 1° lugar na nos diz que estamos no caminho certo”, finalizam as alunas.