Imagem mostra as alunas de Engenharia Agronômica que desenvolveram o projeto aprovado no CONIC ao lado do docente orientador.

Projeto de Engenharia Agronômica conquista primeiro lugar no CONIC

Alunas do curso de Engenharia Agronômica desenvolveram um projeto sobre controle sustentável de pragas voltado para grandes culturas e foram premiadas no CONIC

No mês de novembro, as alunas Ana Caroline Serra Araújo e Priscila Souza Lopes, do oitavo semestre do curso de Engenharia Agronômica, conquistaram o primeiro lugar no Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC. O projeto apresentado trata sobre a “Seletividade de Produtos Fitossanitários a Adultos de Telenomus podisi Ashmead”, que diz respeito ao controle mais sustentável, biológico e viável, voltado para grandes culturas, como a soja, e que pudesse ser indicado ao manejo integrado de pragas e doenças.

Para o desenvolvimento da pesquisa, as estudantes contam que avaliaram o efeito letal sobre as pragas fêmeas expostas aos produtos fitossanitários, além dos efeitos subletais no comportamento reprodutivo das fêmeas sobreviventes. “Nosso maior desafio foi monitorar e avaliar todos os dias o ensaio no laboratório da faculdade conciliando com as aulas e nos finais de semana”, explicitam as Ana e Priscila sobre a rotina corrida.

O projeto das alunas foi classificado na categoria de pesquisas “em andamento” no CONIC. Segundo as autoras, a previsão de conclusão do projeto é em março de 2023. “Iremos fazer mais uma repetição do ensaio e validar os resultados”, explicam.

Durante todo o processo de desenvolvimento do projeto de pesquisa, as futuras engenheiras agrônomas foram apoiadas pelo professor orientador Fernando Iost e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares – NEPI do Grupo UniEduK. Toda semana, as estudantes têm um encontro marcado com a equipe do NEPI, no qual recebem todo suporte e orientação para os projetos, durante e depois do Congresso.

“Nosso orientador Fernando Iost é uma pessoa maravilhosa, sempre esteve disposto a nos ajudar, ouvir, tirar dúvidas, dar ideias, e esteve presente em todo o processo de montagem. Seu apoio junto a nossa dedicação foi o resultado de um trabalho incrível”, agradecem as alunas.

Por fim, Ana e Priscila contam que a premiação no Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC as impulsionou a querer buscar ainda mais conhecimento sobre o mundo das pesquisas e desenvolvimento de novos projetos. “Montamos o nosso projeto com muito empenho, dedicação e carinho, ele ter sido premiado em 1° lugar na nos diz que estamos no caminho certo”, finalizam as alunas.

 

Confira notícias do curso de Engenharia Agronômica do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo