A imagem mostra processos da pesquisa sobre suínos realizada pelos alunos do Grupo UniEduK, que foi aprovada no Congresso Nacional de Iniciação Científica.

Projeto do Grupo UniEduK alcança quarto lugar no Congresso Nacional de Iniciação Científica 2021

Alunos do curso de Medicina Veterinária garantem classificação no Congresso Nacional de Iniciação Científica- CONIC na categoria de trabalhos em andamento de Ciências Biológicas e Saúde

Alunos do curso de Medicina Veterinária do Grupo UniEduK desenvolveram Projeto de Iniciação Científica sobre o desenvolvimento de terapia celular para suínos pet. O trabalho foi classificado para o CONIC – Congresso Nacional de Iniciação Científica 2021, alcançando o quarto lugar na categoria de trabalhos em andamento de Ciências Biológicas e Saúde.

De acordo com a professora responsável pelo grupo de alunos, Amanda Baracho Trindade Hill, a participação dos estudantes no Congresso é importante para o desenvolvimento acadêmico. Dentre as competências citadas pela docente, estão a escrita científica, oratória e a divulgação da pesquisa científica. Além disso, oportunidades como essa colocam o aluno em contato com diferentes áreas da profissão, o que colabora para sua atualização do mercado.

O projeto desenvolvido pelos alunos oferece uma ferramenta terapêutica inédita para suínos no Brasil, que é a terapia celular. “Por serem apaixonados por mini pigs e já trabalharem com essa espécie, esses alunos possuem a chance de serem pioneiros na área e oferecer tratamento diferenciado para seus pacientes”, declara a professora.

A pesquisa está sendo realizada desde abril, com quatro alunos – Talita Siqueira de Paulo, Isabelle Perina Bittencourt, Marcella Soares Batista e Rafael de Oliveira Silva. Os estudantes revisaram a literatura sobre medicina de porcos, mas, segundo a professora Amanda, não existem muitos dados sobre a saúde dos porcos e mini pigs, uma vez que, até então, os porcos costumam ser abatidos ainda jovens.

Com o crescimento de porcos como pet, eles vão ficando mais velhos e doenças aparecem, como artrite, por exemplo. Com o intuito de investigar ferramentas para melhorar a qualidade de vida deles, a ideia do projeto surgiu”, explica a docente.

 

SOBRE O CONGRESSO

O Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC) é realizado pelo Semesp desde 2001. Segundo os organizadores, é realizado com o objetivo de identificar talentos e estimular a produção de conteúdo científico. Além disso, também busca viabilizar, na prática, os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos.

 

Confira notícias do curso de Medicina Veterinária do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo