
Estudantes tiveram de demonstrar, na prática, conteúdos sobre Clínica Médica de Ruminantes aprendidos durante todo o semestre letivo
Utilizando os recursos do Centro de Pesquisas Ambientais e Agropecuárias - CPAA, os estudantes do curso de Medicina Veterinária do Grupo UniEduK passaram por uma prova prática em que tiveram que demonstrar os conhecimentos aprendidos na disciplina Clínica de Ruminantes.
Segundo a professora Fernanda Luz Casalecchi, o objetivo foi avaliar o quanto os alunos aprenderam ao realizarem as atividades práticas trabalhadas ao longo do semestre. Para a prova, ela foi auxiliada pela professora Priscila Aparecida dos Santos.
A docente explica que os alunos foram chamados em duplas, que eles mesmos definiram. Para cada dupla, foi sorteado um tema referente a algum conteúdo prático abordado em aula. “Após definido o assunto, a dupla realizava a atividade e era avaliada com relação ao desempenho na realização do procedimento, bem como a capacidade de responder a um questionamento teórico referente ao assunto - qual a importância e a aplicabilidade do procedimento que realizou”, conta a docente.
Entre os temas abordados, estão avaliação da transferência da imunidade passiva no neonato bovino, podologia, avaliação do sistema digestório, doenças metabólicas dos bovinos e afecções da glândula mamária.
“Vejo esse tipo de atividade como muito importante, pois simula uma situação que os alunos vão encontrar quando concluírem o curso. Ao meu ver, esse tipo de prova contribui bastante na formação do aluno, pois desenvolve o conhecimento e autoconfiança. Sou professora há vários anos na UniFAJ e esse foco que é dado para as atividades práticas me agrada muito”, conclui.