A imagem mostra um print da sala virtual da Roda de conversas LGBTQIA+ com os alunos de Psicologia.

Roda de Conversas discute o papel do psicólogo no atendimento integral às pessoas LGBTQIA+

Alunos do curso de Psicologia do Grupo UniEduK participaram da Roda de Conversas sobre atendimento às pessoas LGBTQIA+ e seu papel na luta por direitos

Com o propósito de contribuir para uma formação integral e humanizada, o curso de Psicologia do Grupo UniEduK realizou uma roda de conversa sobre a importância do psicólogo no atendimento às pessoas LGBTQIA+. 

O encontro aconteceu de forma remota pelo Google Meet. Estiveram presentes o professor e designer de moda Cainã Improta, a professora e psicóloga Patrícia Chaves do Nascimento Gandra, junto das psicólogas formadas pelo Grupo UniEduK, Carolina Chacon, Karina Torcinelli e Letícia Reis.

Cainã iniciou as discussões explanando sobre os padrões de beleza da sociedade e como ele pode aprisionar ou libertar os indivíduos em suas experiências com corpo e vestimentas. Com isso, ressaltou a importância da valorização da diversidade em questões como a sexualidade e o gênero, evidenciando como podemos ser ativos no processo de inclusão social. 

A psicóloga Patrícia compartilhou suas experiências e evidenciou a importância da escuta atenta e empática sobre a vivência do outro para a compreensão das reais dificuldades e vulnerabilidades. Como já atuou como pesquisadora de relatos de mulheres em situação de vulnerabilidade para HIV, também salientou a necessidade da desconstrução do paradigma de população de risco e trouxe dados sobre a feminização do HIV.

Por fim, as psicólogas alumni do Grupo UniEduK, Carolina, Karina e Letícia, falaram sobre o tema do Trabalho de Conclusão de Curso da graduação “Transexualidade, acolhimento e capacitação profissional”, visando à perspectiva do acesso a serviços e direito à diversidade.

As profissionais evidenciaram a urgência de programas de formação aprofundada e continuada sobre o tema da transexualidade, que produzem benefícios para toda a comunidade LGBTQIA+ efetivando a garantia de direitos para esse público.

De acordo com a professora responsável pela iniciativa, Luciana Gomes Almeida de Souza, os alunos prestigiaram a oportunidade ativamente, comentando, questionando e participando de discussões bastante importantes sobre o tema.

Para os futuros psicólogos, a oportunidade serviu para agregar conhecimento e habilidades que serão de grande valia para a atuação profissional com responsabilidade social.

Parabenizo aos alunos que puderam participar e contribuir com as discussões. Gratidão aos convidados que trataram o tema com maestria e sensibilidade, oportunizando uma noite maravilhosa de aprendizado e trocas. Agradeço à nossa gestora Vanessa e também à professora Raquel que são responsáveis pela coordenação de nosso curso e ainda à UniEduK por subsidiar esses momentos”, finaliza a professora Luciana.

 

Confira notícias do curso de Psicologia do Grupo UniEduK

 

Pular para o conteúdo