A imagem traz três dos seis alunos do Grupo UniEduK que irão estagiar na França, junto do gestor do curso de Gastronomia.

Alunos de Gastronomia do Grupo UniEduK têm a oportunidade de estagiar na França

Futuros chefs terão a oportunidade de estagiar na França, país considerado o berço da Gastronomia, e aprender ainda mais na prática sobre a profissão

Alunos e alumni do curso de Gastronomia terão a oportunidade de realizar estágios remunerados em restaurantes na França. Neste ano, os aprovados no estágio poderão, finalmente, embarcar para a Europa, após terem passado por diversos processos durante a pandemia: a viagem está prevista para o mês de março, para intercâmbios com duração em média de três a seis meses.

Os intercâmbios são intermediados pela empresa La Provence, que há alguns anos promove estágios na França para alunos de Gastronomia do Grupo UniEduK. A empresa leva os alunos e alumni até restaurantes estrelados no Guia Michelin, propiciando uma experiência única no país de referência nessa área. 

No total, seis alunos e alumni irão para a França viver esta oportunidade:  Bianca Araújo, Caio Bonfleuher , Cristiana Amadeo, Náthaly Walter Penteado , Ronan Franco, Thiago Silva

e Bruna Renata Perina.

 

Confira alguns depoimentos:

A alumni Cristiana Palatinus D. Amadeo, que concluiu o curso de Gastronomia em 2020, irá realizar o estágio em um restaurante no sul da França, chamado Le Jardin Du Quai. Cristina conta que  soube da oportunidade através dos professores do curso e de uma estudante intercambista, que contou sobre experiências de estágio na França. 

Desde que ouvi a outra estudante de intercâmbio contando suas experiências, essa viagem se tornou o meu sonho também”, revela Cristina.

Interessada na intercâmbio, a então aluna entrou em contato com um representante da empresa La Provence e escreveu uma carta na qual explicava por que gostaria de realizar este intercâmbio estudantil e como se adaptaria em um lugar de cultura e língua diferente. 

A alumni destaca, ainda, a importância profissional e pessoal que o estágio pode propiciar para ela. “É uma oportunidade única que a faculdade nos oferece”. Sobre a preparação para a viagem, a chef exemplifica que estudou francês, preparou-se psicologicamente e se dedicou para que a oportunidade seja incrível. 

Por conta da pandemia, Cristina teve que aguardar para que o estágio internacional acontecesse com toda segurança e revela suas expectativas: “Minha expectativa é de transformação total por aprender novas técnicas, uma nova língua, novas pessoas, outros tipos de comidas e insumos”.

Da mesma forma, Bruna Perina, também alumni do Grupo UniEduK, conta com empolgação sobre sua preparação: “Muita expectativa, muita felicidade e também ansiedade. Esperei por muito tempo essa oportunidade, que foi planejada com muito carinho!”.

Bruna irá estagiar no restaurante La Merise e conta que, da mesma forma que a colega, soube da oportunidade pela aluna de intercâmbio que foi convidada a compartilhar seu depoimento em sala. 

Os processos e admissão foram bem parecidos com o de Cristina, mas, além disso, Bruna compartilha que foi instruída a todo tempo pela La Provence. “Precisei esperar minhas doses da vacina contra Covid serem ministradas e também aguardar que a França voltasse a aceitar a entrada de brasileiros em seu território. Agora, em poucos dias estarei embarcando para a França”, comemora.

Bruna também conta com empolgação sobre o que espera da viagem: “Estarei diante de grandes possibilidades que aqui não seria possível encontrar com facilidade. Terei acesso a ingredientes diferentes, técnicas clássicas, a um novo idioma e a uma nova cultura. Agregar novos ensinos na vida de uma pessoa com certeza amplia seu leque de possibilidades profissionais”.

Também estagiária do restaurante La Marise, a aluna do quarto semestre do curso de Gastronomia, Bianca Araújo, compartilha que sempre teve desejo de trabalhar fora do país. 

Sobre o processo de inscrição e aprovação do intercâmbio e do estágio, Bianca conta todos os passos que seguiu. “Primeiro entrei em contato com o Celso (responsável pela empresa La Provence) que me explicou todos os trâmites. Depois, preenchi uma ficha de pré-inscrição, que foi aprovada. Partimos para assinatura de contratos e pagamentos das taxas correspondentes. Os documentos foram enviados para o Ministério do Interior na França para pré-aprovação do visto e o próximo passo é a efetiva aprovação do visto para poder embarcar”, diz. 

Assim como as colegas de curso, a aluna se mostra bastante empolgada e confiante no diferencial que o intercâmbio oferece à carreira profissional, contando que planeja se abrir para novas oportunidades na vida. “Essa experiência pode me abrir portas para oportunidades futuras, tanto no Brasil quanto no exterior, além do aprendizado na prática e do desenvolvimento de uma rede de contatos”, completa Bianca.

De acordo com o gestor acadêmico do curso, professor Sérgio Rischitotto, os alunos e alumni poderão desenvolver o trabalho em equipe e conhecer uma nova cultura, inseridos na profissão. 

Com empolgação, a aluna Bianca finaliza: “Foi um processo longo, mas agora estou ansiosa para embarcar para a França e muito feliz que a data está chegando!”

 

Confira notícias do curso de Gastronomia do Grupo UniEduK

 

Pular para o conteúdo