A imagem mostra momentos do grupo de teatro Entre Palcos.

Grupo Entre Palcos promove a arte do teatro no Grupo UniEduK

Iniciativa do curso de Educação Física, o grupo de teatro Entre Palcos integra alunos e alumni de diversos cursos do Grupo UniEduK

Alunos e alumni de diversos cursos do Grupo UniEduK integram o grupo de teatro Entre Palcos. O grupo promove ensaios, peças teatrais e outras ações culturais nos campi, principalmente, da UniMAX. A iniciativa configura uma ótima oportunidade de descontração e interação entre os estudantes e ex-alunos.

 

INÍCIO DO GRUPO ENTRE PALCOS

A ideia de criar um grupo de teatro da instituição partiu da então aluna do curso de Educação Física, Kauana Aguiar Teixeira.

Trouxe a ideia de um projeto já existente da Escola Estadual Suely Maria Cação Ambiel Batista para a faculdade. Assim que foi aceito, começamos a realizar apresentações artísticas voltadas às demandas da instituição e até hoje realizamos diversas participações”, conta a alumni do Grupo UniEduK.

Com o passar dos semestres, alunos e alumni de todos os cursos se voluntariaram a participar do grupo teatral, dentre eles, a alumni Sabrina Santos. Ela conta que sempre esteve envolvida no meio artístico, principalmente, na dança e teatro, motivo pelo qual também escolheu cursar Educação Física.

“Quando soube que a faculdade oferecia esta vivência quis participar. Porém, com a dedicação aos estudos e trabalho, nunca consegui. Com a finalização da graduação, tive a oportunidade de fazer parte do grupo. Estou adorando poder vivenciar, compartilhar e aprender com diferentes pessoas e cursos envolvidos”, compartilha Sabrina.

Já o alumni do curso de Administração Isaque Felipe diz “(Meu ingresso no Grupo) Foi logo após ver o Flash MOB no intervalo, me interessei, pois já era algo que eu amava fazer!”.

Outros participantes entrevistados contam que souberam da oportunidade de integrar as manifestações artísticas de diversas formas – divulgação interna, recomendação de amigos, entre outras. Assim, o Grupo Entre Palcos foi se formando.

Desde a estreia, no ano de 2019, o Grupo Entre Palcos já protagonizou apresentações em eventos como UniMAX Páscoa Solidária, coral de Dia dos Professores, aulas magnas, Circo Max Athayde, 20 anos da UniMAX e peças teatrais de fim de ano.

Com isso, pessoas conectadas aos participantes começaram a frequentar o [Centro Universitário] em dia de apresentação, viver um pouco do universo acadêmico e, enquanto isso, os participantes estavam respirando arte”, finaliza Kauana.

 

IMPORTÂNCIA SOCIAL

O teatro é uma manifestação artística muito presente na sociedade. Vejo essa atividade extracurricular oferecida pela instituição como uma forma de fortalecer a reflexão do ser humano na pluralidade de suas dimensões, sejam elas corporais, psíquicas, sociais, filosóficas, antropológicas, entre outras”, declara o orientador pedagógico do curso de Educação Física, professor Ricardo Stochi.

Comprovando a fala do professor Ricardo, os atores voluntários evidenciam mudanças pessoais que o contato com a arte teatral durante a graduação provocou em suas vidas.

O Grupo, para mim, é de bastante importância. Me ajudou em tempos difíceis, ajudando a perder a vergonha de falar e me portar em público”, diz Gabriel Veil Cunha, alumni do curso de Marketing do Grupo UniEduK.

Kauana conta que possui experiências relacionadas às artes cênicas há aproximadamente 10 anos, mas idealizar a construção do Grupo Entre Palcos propiciou oportunidades para seu desenvolvimento. “Pertencer a esse grupo fez com que meu lado criativo aflorasse, assim como a oportunidade de trabalho em equipe e de estar à frente de pessoas com diversas características”, compartilha.

Além de todos os benefícios pessoais e únicos para cada impactado, Sabrina Santos conta que, no geral, a participação no Entre Palcos é um refúgio para criação, descontração, lazer e socialização, além de um meio para compartilhar vivências, aprender com o próximo, compartilhar conhecimentos e unir cursos sem retratação ou desigualdade.

Já, de acordo com Isaque, as apresentações do Grupo propiciam o acesso à cultura. “Traz à tona como a cultura pode proporcionar muito mais que status ou glória, mas momentos únicos  que, na mesmice do dia a dia, não irão aparecer”.

Sendo assim, com todos os relatos, percebe-se que a realização dos encontros do grupo teatral vai ao encontro dos valores do Grupo UniEduK. Dentre eles, estão as relações interpessoais, o desenvolvimento de múltiplas inteligências, criatividade, resolução de problemas, entre outros.

 

RELAÇÃO COM A IES

Cortar o cordão umbilical nem sempre é tão fácil. Foram anos vividos e de muitas conquistas, ano após ano”, inicia Kauana, após ser questionada sobre a oportunidade de voltar à IES depois da formação.

A idealizadora do grupo, continua “Essa oportunidade de poder voltar faz  não só nosso coração se sentir pertencido, como também nos dá a chance de integração com os alunos que ainda estão aqui”.

Em complemento à fala de Kauana, Gabriel explica que estar integrado com alunos da graduação é uma boa oportunidade para mostrar que existem atividades fora das aulas que são muito importantes e ajudam tanto na vida profissional quanto pessoal.

 

COMO PARTICIPAR?

Qualquer aluno, alumni, colaborador ou funcionário terceirizado são bem-vindos no Grupo Entre Palcos. Os interessados devem procurar Kauana Aguiar pelo número (19) 99785-1740.

O palco te proporciona muita satisfação, alegria, competência. Dividir o amor por uma dança, uma cena proporciona emoções indescritíveis”, finaliza a alumni Sabrina Santos.

 

Confira notícias do curso de Educação Física do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo