O Evento Gastronômico Pedagógico desafiou os estudantes do Grupo UniEduK a desenvolverem ações relacionadas a Confeitaria, Bebidas, Cozinha Quente e Evento.

Nova edição do Evento Gastronômico une Confeitaria, Bebidas, Cozinha Quente e Eventos

Na quarta edição do ano do Evento Gastronômico Pedagógico, os estudantes aplicaram na prática os conceitos aprendidos nas disciplinas de Confeitaria e Panificação Moderna, Tendências em Bebidas e Projeto Integrador IV

Já em sua quarta edição em 2021, o Evento Gastronômico Pedagógico desafiou os estudantes do curso de Gastronomia  do Grupo UniEduK a desenvolver  ações relacionadas às áreas de  Confeitaria, Bebidas, Cozinha Quente e Evento. 

Sob orientação dos professores Sérgio Rischiotto (gestor acadêmico do curso), Tibério Gil e Felipe Santos, os alunos do quarto semestre, utilizando recursos do Laboratório de Alimentos, surpreenderam os jurados com pratos com construção de identidade e técnicas respeitando os conceitos e objetivos, além de terem compreendido as particularidades de cada preparação, demonstrando o respeito à gastronomia e à banca avaliadora.

Este projeto engloba todos os conteúdos do bimestre trabalhados nas três disciplinas, de forma a complementar a formação do aluno e mostrar tais conteúdos na prática e vivência de um restaurante. Os alunos participaram  muito ativamente do processo, planejando e praticando ações envolvendo Confeitaria, Bebidas, Cozinha Quente e Eventos. Os jurados ficaram admirados com o potencial do curso e dos alunos”, conta o gestor do curso.

O professor Sérgio explica que: “Com base nos estudos adquiridos nas disciplinas de Confeitaria e Panificação Moderna e Tendências em Bebidas, cada grupo teve de criar uma entrada envolvendo alguma tipologia de pão, um prato principal respeitando alguma cozinha temática e uma sobremesa utilizando cerveja em sua composição, respeitando tendências, conceitos, técnicas, padrões e estilos relacionados com aspectos modernos e atuais, construindo, desse modo, os sabores, as texturas, os aromas, as cores, as decorações e apresentações, sendo necessário a montagem de mesa e ornamentação”.

Além disso, os pratos tiveram como pilares a identidade do profissional, a justificativa de tal criação, a tendência ou estilo de Cozinha, aliado ao objetivo do prato, o que ele deseja alcançar e a qual público está destinado.

Os pratos deveriam contemplar, como regra, três ou mais elementos harmonizantes, de forma a criar sentido, foco, consistência e significado para ela. O aluno deveria identificar as técnicas empregadas em cada prato, explicando-as uma a uma. 

Eles também deveriam conhecer e analisar a trajetória da Confeitaria e Panificação mundial desde os tempos antigos até a atualidade, relacionando-a com Bebidas e Harmonizações, além de entender particularidades de Confeitaria e Panificação Moderna e Tendências em Bebidas como histórias, técnicas e chefs reconhecidos. 

Por fim, os alunos precisavam reconhecer e identificar o desenvolvimento da Gastronomia frente a novos insumos, equipamentos, utensílios e técnicas bem como conhecer e identificar as futuras direções da Gastronomia Moderna, o que, de acordo com o professor Sérgio, foi alcançado com êxito por eles. 

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